Organizando o Quarto Infantil na Quarentena

Já passamos de 1 mês de quarentena. Esperamos que todos estejam saudáveis, felizes e bem em suas casas.

Eu como mãe de duas abraço virtualmente você, mãe, que está em casa com seus filhos, atividades da casa e ainda por cima trabalhando. Dias repetitivos, alguns mais fáceis, outros não.

Você já parou para pensar que se tiver o quarto do seu filho organizado seu dia a dia pode ficar (um tiquinho que seja) mais fácil? A tarefa inicialmente pode parecer um pesadelo, mas com algumas dicas e criatividade você poderá organizar de uma forma que não tenha imaginado e seu filho não ficará mais perdido no meio do caos. Ordem na casa é ordem na mente!

Para uma arrumação de verdade, é super importante envolver a criança para que ela, além de saber o lugar certinho de cada coisa, visualize o antes e depois.

Primeiro faça a parte mais demorada e difícil: a “limpa” dos brinquedos. Tire tudo o que está quebrado, que a criança não brinca mais e o que não faz mais sentido para a idade dela. Envolva seu filho no processo, pergunte o que gostaria de doar, e vá separando o que é lixo, o que é doação e o que vai guardar.

Aí começa a parte da organização: aqueles saquinhos brancos de sapato com cordinha, caixas e necessaires transparentes, enfim, embalagens que a criança consiga ver o que está dentro fazem muito sentido para peças pequenas e em quantidade como coleções, brinquedos de encaixe e bloquinhos. Separe tudo por categorias: brinquedos de montar, pelúcias, bonecos e bonecas, carrinhos, jogos… e novamente faça com que seu filho participe do processo, está comprovado que ajuda a criança a desenvolver raciocínio!

Imagem: oheightohnine.com.au

Defina então o que fica acessível para brincadeira do dia a dia e o que fica guardado. Não há necessidade de todos os brinquedos ficarem a vista o tempo todo: o famoso rodízio de brinquedos (pesquise Toy Rotation no Google). Escolha o que será guardado no armário, nas gavetas, o que ficará acessível nos cestos e expostos nas prateleiras.

Imagem: oheightohnine.com.au

Claro que não é sempre que as crianças guardarão tudo no exato lugar, mas o exemplo e a criação de um novo hábito precisam brotar de nós, adultos.

Dica: procure deixar os brinquedos em uma altura acessível, para que após brincar elas sozinhas consigam devolver ao lugar.

Imagem: homedecorr.efozon.com

 

 

Related Posts

Leave a Reply