Organizando o Quarto Infantil na Quarentena

Já passamos de 1 mês de quarentena. Esperamos que todos estejam saudáveis, felizes e bem em suas casas.

Eu como mãe de duas abraço virtualmente você, mãe, que está em casa com seus filhos, atividades da casa e ainda por cima trabalhando. Dias repetitivos, alguns mais fáceis, outros não.

Você já parou para pensar que se tiver o quarto do seu filho organizado seu dia a dia pode ficar (um tiquinho que seja) mais fácil? A tarefa inicialmente pode parecer um pesadelo, mas com algumas dicas e criatividade você poderá organizar de uma forma que não tenha imaginado e seu filho não ficará mais perdido no meio do caos. Ordem na casa é ordem na mente!

Para uma arrumação de verdade, é super importante envolver a criança para que ela, além de saber o lugar certinho de cada coisa, visualize o antes e depois.

Primeiro faça a parte mais demorada e difícil: a “limpa” dos brinquedos. Tire tudo o que está quebrado, que a criança não brinca mais e o que não faz mais sentido para a idade dela. Envolva seu filho no processo, pergunte o que gostaria de doar, e vá separando o que é lixo, o que é doação e o que vai guardar.

Aí começa a parte da organização: aqueles saquinhos brancos de sapato com cordinha, caixas e necessaires transparentes, enfim, embalagens que a criança consiga ver o que está dentro fazem muito sentido para peças pequenas e em quantidade como coleções, brinquedos de encaixe e bloquinhos. Separe tudo por categorias: brinquedos de montar, pelúcias, bonecos e bonecas, carrinhos, jogos… e novamente faça com que seu filho participe do processo, está comprovado que ajuda a criança a desenvolver raciocínio!

Imagem: oheightohnine.com.au

Defina então o que fica acessível para brincadeira do dia a dia e o que fica guardado. Não há necessidade de todos os brinquedos ficarem a vista o tempo todo: o famoso rodízio de brinquedos (pesquise Toy Rotation no Google). Escolha o que será guardado no armário, nas gavetas, o que ficará acessível nos cestos e expostos nas prateleiras.

Imagem: oheightohnine.com.au

Claro que não é sempre que as crianças guardarão tudo no exato lugar, mas o exemplo e a criação de um novo hábito precisam brotar de nós, adultos.

Dica: procure deixar os brinquedos em uma altura acessível, para que após brincar elas sozinhas consigam devolver ao lugar.

Imagem: homedecorr.efozon.com

 

 

Related Posts

1 Response
  1. Valdete

    Achei que era só eu que usava saquinho de sapato para guardar os brinquedos! Adorei, agora sei que to no caminho certo na arte da organização rsrs

Leave a Reply