Você sabia que enquanto recém nascido, o bebê enxerga cerca de 30cm de distância (o suficiente para conseguir ver o rosto da mãe enquanto amamenta) e que especialmente no primeiro ano de vida, ele é atraído por tudo que tenha contraste?

Embora o branco e os tons muito apagados, chamados de off-white, ou “tons pastéis”, sejam os eleitos pela maioria das famílias brasileiras como base para os quartos por transmitirem sensação de limpeza, paz e calmaria, não deveriam ser predominantes no quarto de um bebê levando em conta essa questão, uma vez que não exercem nenhum tipo de estímulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: winterdaisy.com

Com objetos de alto contraste, a visão do bebê é estimulada com mais frequência, desenvolvendo assim melhor a visão. Os contrastes podem estar em todos os lugares: móbiles, tapetes, pelúcias, enxoval, papel de parede ou adesivos, e porque não nos móveis, como berço e cômoda?

A cor preta é a cor da elegância, da sofisticação. Unida ao branco, temos o maior contraste possível, e no primeiro ano de vida do bebê é justamente isso que ele precisa.

Ainda é um receio para muitos que quartos infantis, ainda mais de bebês, tenham preto em suas composições cromáticas.  Nos Estados Unidos e Europa é bastante comum, principalmente nos quartos de estilo Escandinavo – o que fica de gancho para um futuro post, em que falarei um pouco sobre estilos de décor infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: petitandsmall.com

Deixo aqui para vocês o exemplo do quarto da minha filha, em que o berço preto foi o ponto de partida da decoração. O contraste se repetiu no enxoval, no tapete e nos acessórios. Por eu ser profissional da área foi grande a expectativa da família e amigos sobre como seria o quarto dela. Quando eu disse “berço preto” muitos assustaram, mas no final amaram e concordaram que sim, o ambiente ficou com um ar delicado, suave, e mais importante: único e fora do comum. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Related Posts

Studio Um Mini - Projetos de decoração para ambientes infantis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.