4 Dicas de um espaço adequado para crianças estudarem em casa

Se você é pai de crianças em idade escolar, provavelmente sua casa está acomodando algum tipo de ensino à distância. Como a pandemia nos pegou desprevenidos, de última hora todos nos ajustamos da forma que foi possível. Com o “novo normal” você pode querer dedicar um tempo planejando e configurando um ambiente de aprendizado remoto mais eficaz que funcione para toda a sua família.

Vou compartilhar então quatro itens essenciais e dicas para criar um espaço de estudo em casa.

1. Ter uma bancada funcional

Não importa quão grande ou pequeno seja o espaço, é importante estabelecer uma rotina e ter um lugar específico para se estar todos os dias. Crianças com menos de 10 anos tendem a preferir ficar próximas aos pais e crianças mais velhas preferem ficar em seus quartos.

É comum que as crianças queiram se deslocar para diferentes lugares da casa ao longo do dia, mas um local atribuído para cada um ajudará a estabelecer uma rotina mais organizada e minimizar as distrações durante as aulas virtuais ou chamadas de videoconferência .

Escolhendo uma escrivaninha:

Se seu filho ainda é pequeno, considere uma bancada com altura ajustável. Assim a peça o acompanhará durante muitos anos!

Independente de idade procuro sempre contemplar gavetinhas, gaveteiros, ou projetar apoios laterais na própria escrivaninha para organizar papéis, livros, materiais. Se sua ideia é que seu filho use somente um laptop, tablet ou outro dispositivo, considere uma escrivaninha mais simples. Você pode colocar uma em quase qualquer lugar, até mesmo ao lado da cama inclusive servindo também de mesa de cabeceira.

Imagem: https://projectown.pl/2019/10/07/pokoj-dla-chlopca/

Quem mora em espaços menores deve ter em mente o mobiliário multifuncional: qualquer superfície como um balcão de cozinha, mesa de jantar, mesa de centro ou grande parapeito de janela pode ser usada como espaço de trabalho. Tudo é sobre como se organizar com antecedência.

2. Assento confortável

Uma cadeira confortável está no topo da lista de itens indispensáveis ​​para um espaço de estudo adequado. Eu geralmente sugiro um assento acolchoado. Regulagem de altura também é bem vinda.

Se o espaço permitir, crie uma área secundária ou canto de leitura com uma segunda opção de assento para fornecer uma mudança de “cenário” durante o dia: um canto tranquilo com uma cadeira, uma almofada de chão, um pufe…

Imagem: https://www.instagram.com/oh.eight.oh.nine/

3. Armazenamento e Organização

Conforme o tempo passa, a quantidade de papéis aumenta. A possibilidade de desordem é maior para aqueles que tem mais de um filho, portanto ter um sistema de organização é fundamental para garantir tranquilidade.

Os gaveteiros, estantes com caixas ou bandejas são ótimas para organizar os trabalhos escolares específicos de cada criança. Designe uma para cada criança para minimizar qualquer atrito e ajudar nas rotinas de limpeza no final do dia. Para evitar a bagunça em ambientes pequenos, faça uso do espaço vertical.

Adicione um pegboard ou um quadro magnético perto da mesa. Essas ferramentas de visualização ajudam a criança a planejar e completar suas tarefas e fornecerá um local central para os lembretes e dicas de aprendizagem.

Imagem: https://homemydesign.com/2018/simplicity-scandinavian-house-with-wood-characteristics/

Se sua família usa um espaço de trabalho multifuncional como uma bancada de cozinha ou mesa de jantar, crie um sistema portátil, como um gaveteiro. É importante no final do dia ter um lugar para guardar de maneira rápida o que foi feito, estando acabado ou incompleto. Isso ajuda a criança a se manter organizada quando um espaço de trabalho escolar passa rapidamente para uma área de refeição.

4. Boa iluminação

A iluminação certa além de ser confortável aos olhos ajuda as crianças a manter o foco. O ideal é compor luz natural com luz artificial. Uma fonte de luz direcionada na bancada é obrigatória e há muitas opções divertidas para escolher. Uma arandela irá liberar espaço na mesa, se for articulada ainda permitirá o ajuste da luz conforme necessário.

Para quem gostaria de investir nos ambientes vale a pena considerar a ajuda de um profissional. Otimizamos o layout, sugerimos novas peças, novos usos ao que já existe e damos sentido a cada elemento. Garantimos que os espaços sejam eficazes e ao mesmo tempo promovam a independência das crianças, para que todos os membros da família possam passar o dia com eficiência.

Related Posts

Leave a Reply